
Duo Residencial Salvador Norte
Trata-se de apartamentos de dois quartos com áreas de lazer que estimulam a convivência saudável e prazerosa de seus moradores através de uma infraestrutura rica em diversão e segurança.
Solução técnica
implementada
implementada
Solução técnica
implementada
implementada
Solução técnica
implementada
implementada
Solução técnica implementada
A CONSTRUTORA CURY foi a primeira construtora e testar e ajudar no alinhamento do novo sistema (SIPAC). O SIPAC consiste em aplicar os caixilhos de alumínio nas Formas que receberão o concreto. O desafio é concretar a janela junto com a parede sem danificar os perfis, resistindo aos esforços e agressões nesse evento.
Em MARÇO de 2012, a ATLÂNTICA PORTAS E JANELAS DE ALUMÍNIO foi convidada a participar de WORKSHOP promovido pela ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland, onde o tema convergia para a integração dos SUBPRODUTOS para construção civil ao Sistema PAREDE DE CONCRETO. O Subproduto em questão naquele evento era CAIXILHOS DE ALUMÍNIO, foi lançado o desafio para que esse produto fosse automatizado na construção por parede de concreto, como componentes na indústria automobilística. Desse momento em diante, pelo trabalho do Sr. Fabiano Hermínio (Responsável pelo Departamento Técnico e Desenvolvimento), a ATLÂNTICA 06 meses depois lançou o SIPAC. O SISTEMA foi testado e adequado pelo ENG HÉLIO TESSUTO (GAFISA/TENDA) e pela ENG. ADELAIDE SILVA (CURY – Onde foi internamente premiada pelo trabalho no SIPAC).
Principais resultados obtidos
A fase da obra onde cada esquadria seria fixada manualmente não ocorre, o que gera um ganho considerável de tempo e economia de insumos. Além disso, com a esquadria já instalada, é possível antecipar o "acabamento interno”, diminuindo o prazo de entrega da obra por consequência.
Os ganhos financeiros vêm da economia de insumos e da antecipação do prazo de entrega, pois há uma diminuição considerável no período de ação da equipe de obra.
Por conta de eliminar o evento “instalação de caixilhos” diminui-se custos com equipe, locação de equipamentos e retrabalho. Com esta tecnologia é possível antecipar o evento "acabamento interno", uma vez que por a esquadria já instalada não há risco de danificar gessos, arremates e pintura interna.
Pelo contato direto do concreto estrutural com a esquadria é obtido um nível de vedação superior a quando há fixação por espuma expansiva ou chumbamento. O método SIPAC é mais limpo, uma vez que a fixação direta do produto na forma diminui o volume detritos como resíduos, embalagens e filme stretch.
Um cuidado adicional é em relação ao manuseio dos gabaritos e das formas, já que a manipulação inadequada destes acelera o seu desgaste, impactando na precisão e na qualidade da instalação da esquadria pelo método SIPAC. Isso passa diretamente pela qualificação e cuidado da equipe responsável pela montagem da fôrma e a fixação do SIPAC. Este é um ponto fundamental durante a estruturação das paredes de concreto. É importante manter a forma sempre limpa e realizar o aperto dos pontos de fixação conforme as orientações. Isso pode gerar a necessidade de um tempo e cuidado adicional na conferência desta montagem, mas que irá elevar a qualidade tanto da parede quanto da instalação da esquadrias.
O SIPAC chegou num estágio de confiança tal que empresas de tal que empresas de FORMAS estão preparando seus produtos para receber o SIPAC. Para melhorar a produtividade é recomendado o uso da SIPAC em todas as obras.