
Edifício LEVEL
O edifício comercial de 8 pavimentos, um total de 56 módulos e cerca de 3,3 mil m² foi instalado na região central de Tubarão, no sul do estado de Santa Catarina. Todo o processo de fabricação e instalação ocorreu em apenas 100 dias.
Solução técnica
implementada
implementada
Solução técnica
implementada
implementada
Solução técnica
implementada
implementada
Solução técnica implementada
O principal desafio da obra foi projetar e executar o maior prédio da América Latina na tecnologia modular em apenas 100 dias. O objetivo foi demonstrar que é possível utilizar esta tecnologia 100% nacional para construir prédios de múltiplos pavimentos em uma fração do prazo convencional.
Para o desenvolvimento deste projeto, contratamos o escritório de arquitetura ATO 9, um grande parceiro nosso, para participar do projeto utilizando todo o seu know-how de prédio e de construção modular.
Além da ATO 9, contamos com diversos parceiros do grupo ARQTEC.
Processo:
Construção industrializada dentro de um parque fabril;
Gabarito;
Paralelismo de processos.
Principais resultados obtidos
Com o uso da estrutura metálica, não há necessidade de se usar caixaria;
Por fabricarmos usando parafusos, economizamos tempo se comparado à solda;
Uma obra convencional levaria 2,5 anos. O projeto Level levou apenas 100 dias.
Pela antecipação de praticamente 2 anos de obra, os ganhos financeiros são conferidos pelo cliente com a antecipação do faturamento do aluguel de todo este período. VALOR ALUGUEL: R$160mil/mês (8 andares, R$20mil andar/mês).
Redução da geração de resíduos para menos de 10% e reciclagem de praticamente todo o resíduo;
Ambiente muito mais seguro de trabalho;
O impacto social positivo se dá ao contribuir e aumentar a qualificação dos colaboradores envolvidos na fabricação e instalação do prédio.
Por se tratar de uma obra fabricada em um ambiente controlado e ter processos de controle de qualidade a cada etapa da fabricação (34 processos no total), a obra sai totalmente fiel aos projetos e aos altos padrões de qualidade da Brasil ao Cubo.
• Viabilidade econômica;
• Estudo logístico para definir o tamanho máximo de módulo a ser transportado.
A metodologia construtiva modular pode ser utilizada para prédios de múltiplos pavimentos de até 15 andares:
• Comerciais;
• Residenciais;
• BTS;
• Corporativos;
• Industriais;
Melhorar a logística interna da fábrica. Isso será alcançado assim que a Brasil ao Cubo inaugurar seu novo parque fabril, aumentando a capacidade produtiva e reduzindo tempo e custo de fabricação dos módulos. A nova fábrica está prevista para ser inaugurada em 2022.