INDUSTRIALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES HIDROSANITÁRIAS E ELÉTRICAS PREDIAIS: REDUÇÃO DE 2% NO CUSTO E 5% NO PRAZO DA OBRA
LONGITUDE INCORPORADORA | BARBI DO BRASIL | Longitude Incorporadora
Publicado em 23 de março de 2023
Empreendimento localizado em Hortolândia/SP, contendo 320 unidades, sendo 20 torres de térreo + três pavimentos com quatro apartamentos por andar, construídos em alvenaria estrutural. Todas as unidades de enquadram no Programa Minha Casa Minha Vida e, como diferencial nesse segmento, oferece uma área de lazer com car wash, bicicletário, chute a gol, cross training, espaço para instalação de um minimercado, além das demais áreas comuns, como piscina, salão de festas, playground, dentre outros.
Solução técnica implementada
Desafio da obra
A empresa tem um processo constante para busca de novas soluções que proporcionem melhoria de desempenho, produtividade, qualidade e redução de custos. Houve uma etapa inicial que priorizou a padronização dos nossos projetos. Como parte do processo evolutivo, a construtora focou em implantar sistemas industrializados, enxergando como uma grande oportunidade para aumento da eficiência das nossas obras. Nesse contexto buscamos os sistemas industrializados para as Instalações, pois: • Execução das instalações, de forma geral, é muito artesanal • Dificuldade na contratação de mão de obra especializada • Desperdício altíssimo de material • Alto índice de aquisições erradas • Alta geração de resíduos e sobras de materiais • Processo de identificação, separação e preparação dos materiais demorado • Grandes espaços para armazenamento de materiais • Muitas etapas com prazos de execução dilatados • Produtividade pouco previsível e padronizada • Muitas furações/passantes nas lajes, criando pontos passíveis de infiltração • Necessidade de testar os sistemas em cada micro etapa • Muito retrabalho e custo pós-obra
Processo de desenvolvimento da solução junto com os parceiros envolvidos
Entendendo a necessidade de industrialização das instalações, buscamos experiências de outras obras do time de Engenharia a fim de levantar quais fornecedores já praticaram sistemas similares ou que tinham uma visão de inovação internalizada. Nesse processo, selecionamos quatro potenciais parceiros. Dentre eles, a Barbi se destacou por: • Realizar estudo preliminar de projeto em conjunto com nossa Engenharia e projetistas, visando a otimização dos projetos • Ter em seu portfólio soluções mais completas • Melhor relação de custo-benefício Definido nosso parceiro, o processo de definição das soluções foi iniciado através da mudança do conceito de instalações tradicionais e, para isso, os projetos foram estudados e alterados disciplina por disciplina: elétrica, sistemas, hidráulica e esgoto. O projeto arquitetônico também foi ajustado para possibilitar a implantação das soluções industrializadas para instalações. Nessa etapa, foi preciso adotar soluções disruptivas, saindo da forma tradicional de execução para, assim, atingir o objetivo de industrializar ao máximo a construção, eliminar a forma artesanal e eliminar etapas do processo executivo.
O processo
Nesta obra adotamos o Sistema “Polvo” Elétrico, que permite que os eletrodutos chegam com a medida do projeto, enfiação pronta e com seus circuitos conectados através do uso de conectores especiais. Substituímos também o uso do PVC marrom tradicional pela tubulação PEX Barbi. Essa alteração possibilitou que a distribuição da água ocorresse através de um tubo guia embutido na laje, simplificando a instalação, eliminando o uso de fixações especiais e utilização de forros e sancas. Optamos por um sistema de coleta e distribuição de esgoto e água dentro do próprio apartamento (com o Sistema Smart Ban Barbi), reduzindo possíveis vazamentos, aumentando o conforto acústico e ainda tendo ganho no pé direito dos banheiros. Com a adoção do sistema industrializado, foi possível a redução de mão de obra de campo. Mantendo o planejamento de um pavimento por semana a cada torre, foi necessário apenas um eletricista e um ajudante, como no sistema tradicional. Porém todo o sistema Polvo Barbi vem na medida correta, separado por apartamento, assim evitando perdas de materiais durante a marcação.
Principais resultados obtidos
Ganhos de produtividade
Com o uso do Sistema Polvo Elétrico houve redução de 100% da equipe de instalação, já que toda a enfiação já vem pronta; Outro ganho foi com a perda de material, que reduziu completamente, pois todo o material de corte é reaproveitado em fábrica. Com o Sistema de Distribuição de Água Fria via PEX foi possível eliminar a Instalação de sancas e reduzir em 70% o número de conexões; Já utilizando o Sistema Smart Ban Barbi houve redução de 100% dos furos nas lajes e e fixação do sistema de esgoto reduziu em 90%
Ganhos financeiros
As melhorias implementadas impactaram numa redução de 2% do custo total da obra e 8,5% no item instalações, sendo: • 20% de redução no custo de MO de Instalações • 10% de redução no custo de materiais
Redução do prazo do subsistema em que a solução foi implementada
O sistema de instalação elétrica industrializado permitiu uma redução do tempo total de instalação na laje em 40%. Já no sistema de distribuição de água foi possível reduzir o tempo total de instalação em 70%. Nas instalações de esgoto houve uma redução do tempo total de instalação de 90%.
Redução do prazo total da obra
As instalações industrializadas proporcionaram a redução de 30 dias ou 5% do prazo total da obra. O projeto e forma de aplicação reduziram a quantidade de etapas do processo e impactou diretamente no prazo. Por exemplo: após a instalação do Smart Ban e clipagem das distribuições de água fria, serviço que é executado em menos de 2 horas por apartamento por um oficial, é feito um teste de vazamento do PEX e já liberado para fechamento em drywall, impermeabilização, acabamento cerâmico etc. Ou seja, várias etapas de execução foram eliminadas.
Impacto/Redução da mão de obra
Houveram reduções de 30% na mão de obra de instalações, sendo: • Elétrica da laje: De 2 Oficiais e 2 Ajudantes para 1 Oficial e 1 Ajudante (50% de redução) • Módulo shaft e ralos horizontais: De 4 Oficiais e 1 Ajudante para 1 Oficial e 1 Ajudante (60% de redução) • Distribuição de água fria: 2 Oficiais e 1 Ajudante para 1 Oficial e 1 Ajudante (33% de redução) Além dessas reduções da quantidade de funcionário, tiveram todos os ganhos de velocidade e eliminação de etapas já citados anteriormente.
Outros benefícios gerados pela implantação
Houve redução de desperdícios e menor geração de resíduos, ambos medidos pelo baixo número de caçambas, além do reaproveitamento de sobras na fábrica da Barbi. Um ponto importante na segurança dos trabalhadores é que os componentes industrializados utilizam menos máquinas de corte, oferecendo menor exposição aos resíduos gerados pelo PVC. O sistema adotado exclui a necessidade de andaimes para a execução de serviços, mitigando situações de risco (como trabalhos em altura). Para o cliente final, a maior vantagem é a redução do acesso ao apartamento do andar inferior em casos de problemas
Benefícios qualitativos observados
O uso dos kits industrializados acaba com um problema recorrente em obras: sobras de materiais, uma vez que tudo vem montado e conforme o projeto. Outros benefícios identificados foram: - a padronização na execução dos kits, obtendo, assim, uma melhor qualidade; - garantia que todos os materiais aplicados são certificados; - menor risco de patologias; - facilidade na manutenção pós-obra; - planejamento das instalações alinhado aos conceitos de industrialização, definindo previamente todo o sistema, conceitos e padrões, eliminando decisões isoladas no canteiro.
Cuidados necessários para reproduzir esta experiência em outras obras
• Arquitetura, projetos, comercial e engenharia precisam estar bem alinhados; • Atenção para a compatibilização dos projetos e validação prévia dos projetistas; • Explicar todos os benefícios do sistema aos consumidos finais/clientes; • Atenção para que os materiais e soluções aplicadas estejam presentes nos memoriais descritivos do empreendimento.
Sugestão para melhorar ainda mais a produtividade
• Deixar um rebaixo mínimo na laje no local de aplicação do módulo shaft, de forma a eliminar a necessidade de contrapiso em algumas unidades; • Estudar previamente o tamanho ideal do passante da laje, para evitar que fique maior que o necessário, gerando retrabalhos; • Compatibilização prévia dos projetos, evitando retrabalhos; • Executar um apartamento modelo de cada sistema para melhor entendimento do processo executivo; • Garantir a passagem de todos os eletrodutos embutidos na alvenaria durante sua elevação.
Ficha Técnica do Case
Nome do Profissional:
Jayme Marcel Gomes Dumont Oliveira
Cargo:
Coordenador
Departamento:
Planejamento e Controle de Obras
E-mail:
joliveira@longitude.com.br
Celular:
(31) 98489-7065
Instagram:
https://www.instagram.com/longitudeoficial/
Linkedin:
https://www.linkedin.com/company/longitudeoficial/mycompany/
Natureza da atividade
Construtora / incorporadora
Tipo de obra
Edificação: Residencial
Estado: SP | Cidade: Hortolândia
Ano de início: 2022 | Ano de conclusão: 2023
Parceiros envolvidos
Nome das empresas:
Longitude Incorporadora | Barbi do Brasil
Nomes e cargos dos profissionais envolvidos na experiência:
Daniel Caseiro
Lindomar Queiroz Silva
Jayme Marcel Gomes Dumont Oliveira
Andre Silva
Wagner Paulo
Christiani Rodrigues de Oliveira Lima
Marcos Santos
Murilo Ichikawa Boschetti
Guilherme Da Silva Almeida
Paulo Victor Gomes Peloso da Silva
Sidnei da Costa Silva
Cecilia Pires
Ivo Battistella
Paulo Rosa
Vagner Oliveira Costa
Tony César Neves
Daniel Carvalho
Emerson Martoni – Barbi do Brasil
Lucas Matheus Moreno – Barbi do Brasil
Link:
https://www.longitude.com.br/ , http://www.barbidobrasil.com.br/
Cases relacionados
EMPREENDIMENTOS HORIZONTAIS DE CASAS - METODOLOGIA DE PRODUTIVIDADE EM CANTEIRO DE OBRAS
O Bem Viver Londrina é o primeiro empreendimento da Pacaembu Construtora no Paraná. Com o conceito de bairro planejado, possui 866 casas de 46,27m² construídas em terrenos de 160m² e infraestrutura completa com guias rebaixadas, vias pavimentadas, áreas de lazer, academia ao ar livre, ciclovia, arborização urbana e áreas verdes que elevam a qualidade de vida
INTEGRAÇÃO DE PROJETOS BIM, ASSINATURA E VALIDAÇÃO DE PLANTAS DIGITALMENTE PROMOVE MELHORIA DE PRODUTIVIDADE EM 11%
Localizado no Condomínio Santa Mônica Jardins, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, o projeto Casa Cave foi totalmente modelado em BIM e conta com o que há de mais moderno em sistemas de monitoramento e automação. O conceito de casa inteligente, sempre conectada, concebida em um mundo digital para um mundo digital, é premissa fundamental do empreendimento. Para tanto, utilizou-se tecnologia e inovação no processo de gestão da informação em canteiro de obras 4.0.
SPECTRA: UMA SOLUÇÃO DE ENGENHARIA PARA AUMENTO DE PRODUTIVIDADE NA CONCRETAGEM DE FUNDAÇÕES
Situado em um eixo estratégico da capital paulista e com duas torres interligadas por um heliponto, o EZ Esther Towers possui localização privilegiada em uma região destinada ao crescimento comercial da cidade, estando entre os melhores edifícios locais por suas especificações técnicas e sua imponência.