Lean Construction como Alavanca de Produtividade para a Construtora Prestes

Publicado em 22 de outubro de 2021

O Vista Uvaranas é constituído por 8 torres de 6 pavimentos com 8 apartamentos por pavimento, sendo estes de 1, 2, ou 3 dormitórios com sacada gourmet e jardim próprio nos apartamentos térreos. O Empreendimento conta com diversas áreas de lazer, como praças, espaço gourmet, sala de jogos, praça fitness e espaço pet, além do Vista Mall, um espaço comercial dedicado aos moradores do empreendimento.

Solução técnica implementada

Desafio da obra

O principal desafio enfrentado pela equipe do empreendimento Vista Uvaranas é a implementação de ferramentas que respondam aos desafios enfrentados no planejamento e controle das operações e protejam a produção dos efeitos da incerteza e da variabilidade dos processos. Torna-se fundamental para o sucesso da obra a substituição das ferramentas de planejamento antigas e já ultrapassadas por ferramentas hábeis e inteligentes, que favoreçam uma maior colaboração, garantindo transparência por meio da gestão visual e ajudando na estabilização da produção e no cumprimento dos prazos e metas com qualidade. Como alavanca implantamos a Filosofia Lean Construction para o aumento da produtividade.

O processo

Utilizamos o planejamento com base no Takt Time, estabelecendo o ritmo que a produção deve seguir para entregar o que foi planejado, dentro do prazo estipulado. Isso permitiu identificar oportunidades de melhoria nos processos que estão com ritmo e produtividade abaixo do esperado. Além do Takt Time, aprimoramos as rotinas do Last Planner System, reduzindo da variabilidade do fluxo de trabalho, a otimização dos recursos e a melhor previsibilidade ao elaborar o planejamento na melhor sequência de execução possível, reduzindo a dispersão da mão de obra no canteiro e otimizando a logística e o abastecimento de materiais no local de trabalho, atendendo ao Junt in Time. A análise de Restrições e a Produção Puxada possibilitaram identificar e gerenciar as restrições do dia a dia da obra, promovendo a eliminação desperdícios com a produção excessiva e gastos com armazenagem e prejuízos demasiados, atingindo um maior nível de desempenho, bem como o aumento da produtividade. Através disso identificou-se com clareza as restrições e as falhas do sistema a curto, médio e longo prazo.

Metodologia utilizada para medir a produtividade

Consideramos para o auxílio no cálculo da produtividade o Percentual de Pacotes Concluídos (PPC). Essa métrica avalia o cumprimento das metas de curto prazo, servindo não só para monitorar a execução do projeto, etapa a etapa, mas, também, para calibrar expectativas. Além do PPC, passamos a aferir a produção diária (checkout), alimentando um quadro de gestão à vista que informa o quanto foi produzido no dia por cada equipe de trabalho, permitindo identificar as causas de baixa produtividade.

Principais resultados obtidos

Como seria sem a implantação da solução

Sem a implantação de todas as ferramentas citadas, encarar o desafio da proporção do empreendimento seria muito mais árduo, devido às falhas na comunicação, problemas com a entrega dos materiais, modificações inesperadas no escopo e demora na tomada de decisões. Resultado do menor aproveitamento dos recursos e do tempo, ligados diretamente à produtividade do canteiro.

Ganhos de produtividade

Com a implementação da metodologia Lean, houve uma evolução no desempenho geral da mão de obra ao longo do tempo, o número de colaboradores improdutivos e ociosos reduziu. Isso é observado através do PPC, que de abril para julho, passou de 64,78% para 79,00%. Configurando assim um aumento de 14,22% no alinhamento com o planejamento estratégico previsto, ao longo de 4 meses.

Ganhos financeiros

Como a implementação ainda está nos estágios iniciais e a obra está em estado de transição e adaptação, foi previsto que a economia seja em torno de 2%. Isso resulta em uma redução de aproximadamente R$800.000, estimado através das previsões orçamentárias, que são realizadas mensalmente pela obra.

Impacto para a obra como um todo

Os maiores impactos são a redução do prazo de execução, assim como a economia prevista no orçamento global da obra, ambos em decorrência do aumento da produtividade e de outros fatores provenientes da aplicação da filosofia Lean. Os quais só foram possíveis pela produção assistida por meio das Cronoanálises e Multimomentos realizados, assim como o registro semanal do avanço da obra. Que permitiram a manutenção dos ritmos dos pacotes de trabalho, remoção das restrições de trabalho. Em vista disso, supõe-se que o término da obra, que antes estava previsto para o início de 2022, seja encurtado para o fim de 2021, resultando em uma diminuição na ordem de 20% a 30% do prazo inicialmente previsto.

Outros benefícios gerados pela implantação

1) Redução do desperdício de materiais e na geração de resíduos; 2) Canteiro mais limpo e organizado, facilitando locomoção e otimizando a logística; 3) Ambiente mais seguro e colaborativo de trabalho aos parceiros; 4) Concessão de maior qualificação e capacitação aos parceiros.

Benefícios qualitativos observados

1) Avanço físico da obra; 2) Custos atrelados a cada atividade; 3) Desvio do prazo e orçamento; 4) Causas de não conclusão da atividade; 5)Índice de remoção de restrições; 6) Maior controle e acompanhamento da obra, aumentando a performance pelo melhor gerenciamento e tomada de decisões.

Cuidados necessários para reproduzir esta experiência em outras obras

Deve-se definir com atenção os seguintes detalhes: o tamanho do lote padrão para a elaboração de todo o plano, tomando como partida o macro e seguindo para o micro, buscando um factível de programação e acompanhamento; conhecimento de índices de produtividade das equipes de produção; o tipo de produto, pois tipos diferentes não apresentam a mesma sequência construtiva; os pacotes conforme o processo de produção, que dependerá da metodologia adotada; os ritmos, assim como o número de equipes necessárias e disponíveis para cada atividade; o intervalo que a linha de balanço irá compreender; e, o horizonte de planejamento de médio prazo, para análise e remoção das restrições conforme necessário.

Sugestão para melhorar ainda mais a produtividade

Visando maiores benefícios, sugere-se padronizar os processos de toda a cadeia de produção; investir na automatização dos processos possíveis; formação de lideranças Lean dentro da empresa, visando ser uma Lean Company; e, empreender melhorias incrementais e contínuas da filosofia dentro da empresa.

Ficha Técnica do Case

Nome da obra: Vista Uvaranas

Nome das empresas:
Prestes Construtora e Incorporadora, Climb Consulting

Natureza da atividade
Construtora / incorporadora

Categoria:
Planejamento, modelo de gestão e controle de obra

Tipo de obra
Edificação: Residencial

Ano de início: 2020 | Ano de conclusão: 2022

Endereço: Rua Siqueira Campos - Uvaranas

Estado: PR | Cidade: Ponta Grossa

Nome dos profissionais envolvidos na experiência:
Aline Nadolny, Amarildo Lorente, Bernardo Martim Beck da Silva Etges, Bianca Trentin, Carlos Fogaça, Cassiano dos Santos Tuchinski, Fabio Macenhan, Felippe Spinello, Giovane Castro, Manoela Conte, Rômulo Augusto Teixeira, Santiago Navarrete, Thais Hitomi.

Cargo dos profissionais:
Arquiteta, Controller de Custos, Consultores Lean, Engenheiro Civil, Engenheiro de Produção, Gerente Geral de Obras, Gerente de Obras, Gerente de Supply Chain.

Link:
https://www.prestes.com/ ; https://www.climbgroup.com.br/



VOTE!